Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 33 ANOS NO MERCADO




Porque fazer amizades no trabalho?

Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional.

Para a psicóloga e terapeuta organizacional Kátia Mestriner, ser colega é ser gentil, cortês, colaborador, e compreender as dificuldades de cada um na realização das tarefas. “É colocar-se à disposição sempre que possível. Isto é um dever profissional, é uma postura cada vez mais valorizada e reconhecida pelas boas organizações”, diz. Ela ressalta que, entre os colegas, podem estar alguns amigos, cuja relação deve ser cultivada após cuidadosa escolha, porém nem sempre proposital ou consciente.

O saudável é poder fazer esta escolha e perceber que não é possível ser amigo de todo mundo, mas é fundamental ser colega de todos no ambiente de trabalho. Amigos são aqueles com quem se pode contar, que sabem ouvir e compreender, além de aturarem a chatice e o eventual mau humor de cada um. O amigo aceita a pessoa, apesar das dificuldades e limitações. “É engraçado reconhecer que muitos amigos sentem ciúmes, mas também ternura, raiva e que até competem entre si. A competição, na maioria das vezes, é alimentada pelas estruturas organizacionais”, afirma Kátia.

Cabe às empresas realizarem encontros e reuniões informais, livre das metas e pressões cotidianas, onde as pessoas possam expressar as outras facetas de sua personalidade. Uma festa junina ou de final de ano são bem-vindas. Empresas que estimulam o convívio entre seus funcionários facilitam o desenvolvimento de laços mais fortes de amizade. Porém, ainda são poucas as organizações que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores e dos próprios gestores.

O trabalho é uma parte importante do mundo social das pessoas. Nele acontecem as interações necessárias para que a organização atinja seus objetivos. É importante manter o ambiente pacífico para que as relações não sejam empecilhos para o cumprimento das tarefas. A amizade, um tipo tão especial de sentimento, continuará ocorrendo no ambiente organizacional independentemente do desejo dos gestores e, como todo fenômeno humano, pode ser também de grande proveito para a produtividade. Isto porque, segundo a psicóloga, ela pode transformar a empresa em um lugar onde vale a pena estar!