Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 33 ANOS NO MERCADO




Receita libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF


A Receita Federal disponibiliza nesta quinta-feira (21) a consulta ao terceiro lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) . Este lote contemplará 205.930 contribuintes, totalizando um valor de R$ 339.010.389,78. O crédito bancário referente a estas restituições será realizado no dia 28 deste mês.

Os beneficiários deste lote incluem grupos prioritários, como 4.201 idosos acima de 80 anos, 28.541 pessoas entre 60 e 79 anos, 3.404 cidadãos com deficiência física ou mental ou doença grave, e 6.910 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, serão beneficiadas 106.096 pessoas que, embora não tenham prioridade legal, receberão a restituição de forma prioritária por terem optado pelo uso da declaração pré-preenchida ou pela modalidade de recebimento via Pix. O lote também abrangerá 56.778 contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias.

O resgate da restituição será realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. No caso de conta desativada ou outras situações que impeçam o crédito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). Para reagendar o crédito, é necessário acessar o Portal BB ou contatar a Central de Relacionamento do banco. Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, o contribuinte deve solicitar o valor através do Portal e-CAC.

Para verificar se a declaração foi liberada, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet ou utilizar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Aqueles que não constarem na lista devem emitir o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar se há pendências. Em caso afirmativo, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

O calendário de restituição do IR 2024 é o seguinte: primeiro lote em 31 de maio, segundo lote em 28 de junho, terceiro lote em 31 de julho, quarto lote em 30 de agosto e quinto e último lote em 30 de setembro.

 

Fonte: IG