Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Contabs Assessoria Empresarial, de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Para mais informa��es, voc� pode visitar nossa Pol�tica de Privacidade.
HÁ MAIS DE 33 ANOS NO MERCADO




Porque fazer amizades no trabalho?

Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional.

Para a psicóloga e terapeuta organizacional Kátia Mestriner, ser colega é ser gentil, cortês, colaborador, e compreender as dificuldades de cada um na realização das tarefas. “É colocar-se à disposição sempre que possível. Isto é um dever profissional, é uma postura cada vez mais valorizada e reconhecida pelas boas organizações”, diz. Ela ressalta que, entre os colegas, podem estar alguns amigos, cuja relação deve ser cultivada após cuidadosa escolha, porém nem sempre proposital ou consciente.

O saudável é poder fazer esta escolha e perceber que não é possível ser amigo de todo mundo, mas é fundamental ser colega de todos no ambiente de trabalho. Amigos são aqueles com quem se pode contar, que sabem ouvir e compreender, além de aturarem a chatice e o eventual mau humor de cada um. O amigo aceita a pessoa, apesar das dificuldades e limitações. “É engraçado reconhecer que muitos amigos sentem ciúmes, mas também ternura, raiva e que até competem entre si. A competição, na maioria das vezes, é alimentada pelas estruturas organizacionais”, afirma Kátia.

Cabe às empresas realizarem encontros e reuniões informais, livre das metas e pressões cotidianas, onde as pessoas possam expressar as outras facetas de sua personalidade. Uma festa junina ou de final de ano são bem-vindas. Empresas que estimulam o convívio entre seus funcionários facilitam o desenvolvimento de laços mais fortes de amizade. Porém, ainda são poucas as organizações que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores e dos próprios gestores.

O trabalho é uma parte importante do mundo social das pessoas. Nele acontecem as interações necessárias para que a organização atinja seus objetivos. É importante manter o ambiente pacífico para que as relações não sejam empecilhos para o cumprimento das tarefas. A amizade, um tipo tão especial de sentimento, continuará ocorrendo no ambiente organizacional independentemente do desejo dos gestores e, como todo fenômeno humano, pode ser também de grande proveito para a produtividade. Isto porque, segundo a psicóloga, ela pode transformar a empresa em um lugar onde vale a pena estar!